O ódio é uma fraqueza. Geralmente sentimos o ódio quando alguém interfere em nossos planos.
Se somos fortes, se nossa couraça é dura, analisamos e não absorvemos a interferência. Neste caso, o ódio não se instala.
Como o ódio é extraído de nossa impotência contra quem nos atrapalha, fica caracterizada a insegurança e a inferioridade de quem o sente.
Acredito que de tudo se tira o bem, inclusive do ódio, quando aprendemos a transformar as conseqüências em aprendizado.
O ódio é:
O ódio não passa de um mal-entendido. É igualado a coisas que não é. O ódio tem sido qualificado como o mais tenebroso mal, a tal ponto que se tornou o assunto mais temido: discuti-lo está no auge do politicamente incorreto — e do melindre. (Infelizmente, o único povo que se pronuncia regularmente sobre o ódio, exceto alguns grupos "anti-ódio", são extremistas).
Porém se todo e qualquer ódio é mau, como se pode odiar os Neo-Nazistas? Como se pode odiar os racistas e os que pertencem à ala direita? Como se pode odiar o cara que assassinou aquela garotinha? Como se pode odiar o ódio? "Bem," você poderia argumentar, "há o ódio bom e o ódio ruim." Mas isso é hipocrisia.
Vamos definir ódio: a maioria dos dicionários diz algo parecido com "extrema aversão," "hostilidade," "animosidade" e "desejo que o mal se abata sobre o objeto odiado," bem como "emoção que exige ação." O ódio é uma emoção humana normal, como o amor. Para falar a verdade, são opostos. O ódio rejeita, o amor aceita. O ódio ataca, o amor defende. O ódio é separação, o amor é conexão. Então o ódio é mau? Não, não: depende de quem você está odiando ou amando. Se você não consegue odiar de forma alguma, então também não consegue amar
O Ódio é:
.Simplesmente porque existe a mágoa, porque existe a ofensa, a calunia... porque existe a irritação e a impaciencia que faz com que o ofendido repita os mesmos erros, alimentando assim o odio... é como atirar fogo no proprio coraçao.
O mundo seria melhor se soubessemos relevar. Esquecer, porque o pensamento negativo da raiva atrai para nós, a onda de maldade que nosso infeliz adversario lança contra nós. E um dos caminhos pra ser feliz, é saber relevar e esquecer.
O Ódio é:
O ódio é um sentimento intenso de raiva. Traduz-se na forma de antipatia, aversão, desgosto,rancor, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo.
A palavra tem origem no latim odiu.
O ódio pode se basear no medo a seu objetivo, já seja justificado ou não. O ódio é descrito com frequência como o contrário do amor, ou a amizade; outros, como Elie Wiesel, consideram a indiferença como o oposto do amor.
O ódio não é necessariamente irracional. É razoável odiar pessoas ou organizações que ameaçam ou fazem sofrer.